" "

Papo Fitness: Alongamentos

4 mar

Quando o assunto é prática de esportes, a maioria das pessoas sabe da importância de fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Eles são responsáveis por aumentar ou manter a flexibilidade dos músculos, preparando-os e aquecendo-os antes dos exercícios, e também eliminam a tensão, ao término da prática.

2015-02-27 10.56.32

Os alongamentos são indicados, especialmente, para pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou fazem outros exercícios desgastantes, pois atividades assim provocam tensões e inflexibilidade, inclusive a musculação. Sem falar que os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões e inflamações.

No início alongar não é fácil, pois há dificuldade e dor durante os exercícios. Mas depois de um tempo praticando, os movimentos se tornam mais fáceis e gostosos. Veja alguns dos benefícios e efeitos dos alongamentos:

✧ Redução de tensões musculares;
✧ Relaxamento;
✧ Benefícios para a coordenação;
✧ Aumento do arco de maleabilidade;
✧Prevenção de lesões;
✧ Facilita atividades de desgaste;
✧ Ativa a circulação;
✧ Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

 

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais. 😉

E aí, vamos nos alongar?

 

No comments yet

Leave a Reply